Assinado Termo de Compromisso para reforma do Aeroporto Lauro Kortz
07/12/2017
00:00:00
Ato aconteceu na sede do governo do estado e contou com a presença de diversas autoridades
Na tarde desta quinta-feira, 07, aconteceu no Palácio Piratini em Porto Alegre, a assinatura do Termo de Compromisso que permite a publicação do edital de licitação e a liberação de recursos para as obras no Aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz. São 45 milhões, sendo 97% oriundos do governo federal e 3% do governo do estado.
Estiveram presentes o ministro de Transportes, Portos e Aviação Civil Maurício Quintella Malta Lessa, o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, o secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen e o governador, José Ivo Sartori, que firmaram o acordo. Também compareceram o ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira, o ministro do Desenvolvimento Social Osmar Terra, dentre outras autoridades.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Carazinho (ACIC), Jocélio Cunha também esteve presente acompanhando a cerimônia, bem como o assessor do Ministério do Trabalho, Paulo Arsego. Conforme Cunha, hoje é um dia significativo e muito importante para toda região e para todos os envolvidos nesse processo, uma vez que as obras de melhorias e ampliação do aeroporto de Passo Fundo contemplarão todo o desenvolvimento da região. “Nós, carazinhenses, estamos muito felizes com esse ato, e tenho certeza que em 2019, teremos um novo aeroporto operando, que vai facilitar ainda mais o desenvolvimento da região norte do estado”, destacou.
A publicação do edital de licitação permitirá a concorrência das empresas interessadas em executar a remodelação do espaço. As obras devem iniciar em meados de 2018.
Anos de espera
As obras no Lauro Kortz são reivindicadas há muito tempo, principalmente por conta da localização estratégica do aeroporto no que diz respeito ao desenvolvimento regional. Depois de inúmeras reuniões e do cumprimento de fatores previstos na legislação, como a conquista da licença ambiental no ano passado, cerca de R$ 44 milhões foram anunciados pelo Governo Federal para serem investidos no local por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Entre as principais obras previstas para o Lauro Kortz, estão o alargamento das duas cabeceiras de pista, um terminal para passageiros, uma esteira de carregamento de bagagens e instalação de equipamentos que devem melhorar os pousos e decolagens das aeronaves, especialmente em dias de neblina ou chuva.
Fotos do Post
Pesquisa no Blog
Mais Vistos